Quotas de disco são gerenciadas partição por partição. Não há relação entre as configurações de quota de disco para cada partição. Você também pode ativar as quotas de disco em algumas partições enquanto desativa em outras.
Você pode controlar a quota de disco usuário por usuário. Você também pode trabalhar a nível de grupo. Ambas as quotas são configuradas independentemente. Um grupo com uma centena de usuários pode ter uma quota de disco muito inferior do que a soma das quotas dos seus usuários.
Quando um arquivo é criado por um usuário, ele pertence a aquele usuário e a algum grupo. Os registros da quota de disco do usuário e do grupo são atualizados.
Um usuário pode ter bastante quota de disco sobrando, mas o grupo pode estar com a quota estourada. Assim sendo, o usuário não poderá usar mais espaço em disco enquanto fazer parte daquele grupo. Isso não o impedirá de trabalhar em outro grupo assumindo que há espaço disponível, mas ele terá que trocar de grupo antes de fazê-lo.
O Configurador Linux lhe deixa gerenciar a quota com grande flexibilidade. Apesar de poder configurar os limites de quota usuário por usuário, muitos administradores preferem defini-la mais globalmente. O Configurador Linux lhe deixa definir parcialmente as especificações de quota. Você pode usar alguns padrões para um usuário e sobrescrever apenas uma simples especificação (número máximo de arquivos permitidos por exemplo).
Você pode controlar dois aspectos de quota de disco, (1) o número de arquivos e diretórios que um usuário (ou grupo) pode possuir e (2) a quantidade de espaço em disco permitida. Ambas as opções são controladas separadamente. É possível não ter limite em um e aplicar limites no outro.
Cada aspecto é controlado por três parâmetros:
Um dado limite pode ter três valores:
Quotas de disco para um usuário são influenciadas por três opções:
Quotas de disco para um grupo são influenciadas por duas opções: