Muitas contas de usuários são usadas para controlar tarefas específicas, pois têm um propósito especial. Elas têm um ID de usuário e pertencem a um grupo e também têm uma senha. Essas contas não são para seres humanos normais.
Essas contas deixam que uma máquina remota se conecte e estabeleça uma conexão de rede usando o protocolo PPP. O sistema remoto deve se identificar usando uma seqüência de chat padrão, mandando o nome do usuário seguido de uma senha.
Essas contas são autenticadas pelo protocolo PAP. O nome do usuário e a senha são mandados usando-se um protocolo especial definido no modelo PPP.
O mesmo que as contas PPP acima, exceto que um protocolo diferente, mais seguro, é usado para fazer a autenticação.
O SLIP é uma outra maneira de se estabelecer uma conexão de rede entre dois computadores sobre uma linha serial (modem).
O UUCP é o Protocolo de Comunicação Unix para Unix. É uma transmissão de dados orientada a lote (batch), que permite a troca desassistida de arquivos (e email) entre dois computadores. É um jeito inexpressivo mas muito confiável de se automatizar a troca de dados. É provavelmente a melhor maneira (disparado) de receber e enviar email pela internet a não ser que você possua uma conexão dedicada.
Veja a seção "Ambiente de rede" do Configurador Linux para configurar o UUCP.
As contas POP são contas restritas. Os usuários não possuem uma shell. São geralmente criadas para o acesso a email usando o POP (Protocolo de Correio Eletrônico). Elas também podem ser utilizadas para a conexão de outros serviços como o Samba (serviços de arquivos e impressão para máquinas PCs).
Essas contas são ainda mais restritas. Elas permitem o acesso a email de domínios virtuais utilizando o protocolo POP. Veja o item de menu "Sendmail - sistema de envio de mails" para configurar domínios virtuais de email.