Next Previous Contents

5. Entrega à caixa postal

Caixa postal home

Esta opção especifica o caminho opcional de um arquivo de caixa postal relativo a um diretório home de usuário. O arquivo de caixa postal padrão é /var/spool/mail/user ou /var/mail/user. Especifique "Maildir/" para entrega no estilo qmail (a / é necessária). Esta opção configura a variável Postfix "home_mailbox".

Diretório home de fila

Esta opção especifica o diretório onde caixas postais em estilo UNIX são mantidas. A configuração padrão depende do tipo do sistema. Esta opção configura a variável Postfix "mail_spool_directory".

Comando da caixa postal

Esta opção especifica o comando externo opcional a ser usado no lugar da entrega da caixa postal. O comando é executado como o destinatário, com as configurações de ambiente HOME, SHELL e LOGNAME adequadas. Exceção: entrega para root é feita como "$default_user".

Outras variáveis de ambiente de interesse: USER (nome de usuário do destinatário), EXTENSION (extensão de endereço), DOMAIN (parte 'domínio' do endereço), e LOCAL (a parte local do endereço).

Diferentemente de outros parâmetros de configuração do Postfix, o "Comando da caixa postal" não está sujeito a substituições "$parameter". Isto é para facilitar a especificação da sintaxe do shell (veja exemplo abaixo).

Evite meta caracteres shell pois eles irão forçar o Postfix a executar um processo shell dispendioso. O Procmail sozinho já é suficientemente dispendioso.

Esta opção configura a variável Postfix "mailbox_command".

SE VOCÊ USAR ISTO PARA ENTREGAR MAIL, VOCÊ PRECISA CONFIGURAR UM APELIDO QUE ENCAMINHE MAIL DO ROOT PARA UM USUÁRIO REAL.

mailbox_command = /some/where/procmail mailbox_command = /some/where/procmail -a "$EXTENSION"

Transporte da caixa postal

Esta opção especifica o transporte opcional em master.cf a ser usado após o processamento de apelidos e arquivos .forward. Esta opção tem precedência sobre as opções 'Comando da caixa postal', 'Transporte secundário' e 'Encaminhamento a usuário desconhecido'. Esta opção configura a variável Postfix "mailbox_transport".

Transporte secundário

Esta opção especifica o transporte opcional em master.cf a ser usado para destinatários que não são encontrados no banco de dados de senhas do UNIX. Este parâmetro tem precedência sobre a opção "Encaminhamento a usuário desconhecido". Esta opção configura a variável Postfix "fallback_transport".

Encaminhamento a usuário desconhecido

Esta opção especifica um endereço de destino opcional para destinatários desconhecidos. Por padrão, mail para destinatários desconhecido é devolvido. Esta opção configura a variável Postfix "luser_relay".

As seguintes expansões são efetuadas em luser_relay: $user (nome de usuário do destinatário), $shell (shell do destinatário), $home (diretório home do destinatário), $recipient (endereço completo do destinatário), $extension (extensão de endereço do destinatário), $domain (domínio do destinatário), $local (parte local completa do destinatário), $recipient_delimiter. Especifique ${name?value} ou ${name:value} para expandir valores apenas quando $name (não) existe.


Next Previous Contents