Os apelidos de IP são chamados dessa maneira porque são números IP alternativos para uma placa de rede. Alguns softwares podem usar configurações alternativas baseando-se no número IP de destino de uma requisição. Servidores de páginas de internet (httpd) e servidores de email POP virtual que são distribuídos com o Configurador Linux são os exemplos mais notáveis.
Um apelido é associado com uma placa de rede. O Configurador Linux lhe mostra uma lista com as placas de rede ativas (apelidos só podem ser definidos para dispositivos ativos). Apesar de que qualquer placa ativa pode ser escolhida, é quase sempre mais simples escolher uma das placas Ethernet (eth0) da máquina. Além de que, usar números IP originários da placa simplificarão o roteamento.
Você não precisa dizer às outras máquinas da rede sobre isso. Funciona.
Se você escolher números IP não relacionados com a rede da placa Ethernet, você precisará definir roteamentos especiais nas outras máquinas da rede. Seu servidor parecerá um roteador para uma "rede virtual". Na prática, isso só é feito caso você precise de uma quantidade muito grande de apelidos, que exceda os números disponíveis na sua rede local.
Uma vez selecionada a placa de rede, você vai a uma caixa de diálogo simples com muitas linhas vazias. Aqui coloque os apelidos (números IP) que você quer associar com esta placa. Se você precisar de mais linhas vazias, use o botão Adicionar.