O NFS introduz uma abordagem diferente ao ambiente de rede entre máquinas PC. Muitos protocolos de compartilhamento de arquivos para PC estabelecem uma relação entre um usuário e um ou muitos servidores. A máquina utilizada pelo usuário não é relevante. Considerando que muitos PCs rodam com sistemas operacionais monousuário, isso faz sentido.
O Unix e o Linux são sistemas operacionais multiusuário. A configuração do NFS é relativa de máquina para máquina. Um servidor NFS está garantindo acesso a máquinas diferentes, ou uma a uma ou a todas as máquinas de uma rede. Uma vez que uma relação NFS é ativada entre uma máquina servidora e uma cliente, todos os usuários da máquina cliente têm acesso ao servidor, da mesma maneira que têm acesso a arquivos e diretórios na máquina cliente.
Na verdade, um usuário da máquina cliente terá o mesmo acesso que teria caso se conectasse via acesso remoto ao servidor. Seu acesso será limitado às diferentes partes do sistema de arquivos exportado pelo servidor.