Quando se configura uma máquina Linux que roda o Sendmail
,
você pode/deve fazer o seguinte:
Você deve especificar o propósito pretendido de sua máquina, falando-se de email: é um servidor ou um cliente? qual o domínio usado para o email? ...
Você pode definir exceções no roteamento. Se você sabe de um atalho para um site ou domínio específico, você pode informar ao Sendmail aqui. Isso é necessário especialmente para se conectar sites UUCP à internet.
Aqui você pode fazer roteamento de email baseado no usuário e no domínio de destino. Dessa maneira é possível tratar os emails de um determinado domínio de um jeito e fazer exceções para alguns usuários deste domínio. Essa funcionalidade não é um substituto para apelidos normais de usuário pois faz a princípio exatamente a mesma coisa.
Você pode definir filtros que trocam o remetente/domínio de um email. Isso é útil quando se tem um roteador de email mal configurado que manda emails com o endereço de retorno errado. Se seu servidor Linux estiver no caminho, você pode arrumar isso!
Lhe deixa fazer o seu servidor rotear mensagens de email para seu aparelho de fax, e suporta várias regras de controle de acesso. O mail para fax lhe oferece o protocolo universal de envio de fax de um computador. É fácil e utilizável por qualquer usuário/sistema operacional.
Um domínio virtual de email lhe permite definir uma lista de usuários independentes por domínio, no mesmo servidor. Além de cada domínio virtual de email ter seu próprio administrador(es).
Esta habilidade facilita o gerenciamento de contas de usuários pois cada domínio tem sua própria lista. Além disso, um domínio virtual de email pode ser movido de servidor para servidor de maneira bem fácil.
O máximo para empresas grandes e provedores de acesso...
Alguns usuários podem querer receber seu email sob nomes
diferentes, ou você quer definir um "pseudo" usuário e
direcionar seu email para um usuário real. Bons exemplos são
postmaster
, info
e suporte
.
Os domínios virtuais têm sua própria lista de usuários.
O Sendmail é configurado usando-se o arquivo
/etc/sendmail.cf
.
Este arquivo contém comandos de configuração muito complexos que mais parecem uma linguagem de programação do que um arquivo de configuração. Por este motivo, esse arquivo não é editado pelo Configurador Linux, mas gerado do zero a cada vez que uma alteração é feita.
Quando se usa esta opção do menu, o Configurador Linux lhe pergunta se você realmente quer gerar este arquivo.
Se você fizer várias modificações na configuração do sendmail usando o Configurador Linux, ele lhe dirá para gerar um sendmail.cf novo para ativar essas mudanças.
Veja os comentários no início do /etc/sendmail.cf
,
onde há uma explicação de como o mesmo é gerado e como
modificações "na mão" podem ser feitas (apenas gurus!).
Esta tela lhe deixa informar endereços de email, domínios e números IP de quem você nunca quer receber um email.
Você pode colocar aqui as máquinas e redes para quem você vai aceitar repetir emails. Você geralmente coloca aqui seus próprios números de rede onde há outros servidores sendmail e estações de trabalho de usuários.
O mesmo que acima, exceto que você coloca máquinas e domínios aqui, e não números IP.
Você coloca os nomes, números IP, redes e domínios de quem você aceitará repetir emails.