Esta opção restringe quais clientes podem enviar o comando ETRN. O ETRN Postfix atual difere de outras implementações ETRN nas quais elas descarregam mails a todos os destinos. Isso será alterado futuramente.
O padrão é permitir ETRN de qualquer máquina. As seguintes restrições estão disponíveis:
-rejeitar o pedido se o nome da máquina do cliente for desconhecido. -permitir se o endereço do cliente coincide com "Redes". -check_client_access maptype:mapname -maptype:mapname: busca nome do cliente, domínios-pai, endereços de cliente ou redes obtidas através da supressão de octetos. Rejeitar se o resultado for REJECT ou "[45]xx -texto", caso contrário permitir. -rejeitar se o cliente estiver listado sob "Mapear domínios rbl". -rejeitar o pedido. Coloque isto ao final da restrição. -permitir o pedido. Coloque isto ao final da restrição.
Esta opção configura a variável Postfix "smtpd_etrn_restriction".
Esta opção especifica restrições opcionais nos endereços dos remetentes que clientes SMTP podem enviar em comandos MAIL FROM.
O padrão é permitir qualquer endereço de remetente. As seguintes restrições estão disponíveis:
-permitir se o endereço do cliente coincidir com "Redes". -rejeitar o pedido se o nome da máquina do cliente for desconhecido. -rejeitar se o cliente estiver listado sob $maps_rbl_domains. -rejeitar nome de máquina HELO com sintaxe ilegal. -rejeitar nome de máquina HELO sem registro DNS A ou MX. -rejeitar domínio do remetente sem registro A ou MX. -check_sender_access maptype:mapname -maptype:mapname: busca nome do cliente, domínios-pai, ou localpart@. Rejeitar se o resultado for REJECT ou "[45]xx -texto", caso contrário permitir. -check_client_access maptype:mapname: veja smtpd_client_restrictions. -check_helo_access maptype:mapname: veja smtpd_helo_restrictions. -rejeitar nome de máquina HELO que não esteja na forma FQDN -rejeitar endereço do remetente que não esteja na forma FQDN -rejeitar o pedido. Coloque isto ao final da restrição. -permitir o pedido. Coloque isto ao final da restrição.
Restrições são aplicadas na ordem especificada; vence a primeira restrição que coincidir. Esta opção configura a variável Postfix "smtpd_sender_restriction".
Esta opção especifica restrições opcionais em nomes de máquinas de clientes SMTP e endereços.
O padrão é permitir conexões a partir de qualquer máquina. As seguintes restrições estão disponíveis:
-rejeitar o pedido se o nome da máquina do cliente for desconhecido. -permitir se o endereço do cliente coincidir com "Redes". -check_client_access maptype:mapname -maptype:mapname: busca nome do cliente, domínios-pai, endereços de clientes, ou redes obtidas por supressão de octetos. Rejeitar se o resultado for REJECT ou "[45]xx -texto", caso contrário permitir. -rejeitar se o cliente estiver listado sob $maps_rbl_domains. -rejeitar o pedido. Coloque isto ao final da restrição. -permitir o pedido. Coloque isto ao final da restrição.
Restrições são aplicadas na ordem especificada; vence a primeira restrição que coincidir. Esta opção configura a variável Postfix "smtpd_client_restriction".
Esta opção especifica restrições opcionais em quais os clientes SMTP podem enviar comandos SMTP HELO e EHLO.
O padrão é permitir tudo. As seguintes restrições estão disponíveis:
-permitir se o endereço do cliente coincide com $mynetworks. -rejeitar o pedido se o nome da máquina do cliente for desconhecido. -rejeitar se o cliente estiver listado sob $maps_rbl_domains. -rejeitar nome de máquina HELO com sintaxe ilegal. -rejeitar nome de máquina HELO sem registro DNS A ou MX. -rejeitar nome de máquina HELO que não esteja na forma FQDN -check_helo_access maptype:mapname -buscar nome de máquina HELO ou domínios-pai. Rejeitar se o resultado for REJECT ou "[45]xx -texto", caso contrário permitir. -check_client_access maptype:mapname: veja "Restrição a cliente Smtpd". -rejeitar o pedido. Coloque isto ao final da restrição. -permitir o pedido. Coloque isto ao final da restrição.
Restrições são aplicadas na ordem especificada; vence a primeira restrição que coincidir. Esta opção configura a variável Postfix "smtpd_helo_restrictions".
Esta opção especifica restrições em endereços de destinatários que clientes SMTP podem enviar comandos RCPT TO.
Por padrão, Postfix encaminha mail
- de clientes confiáveis cujos endereços IP coincidem com "Redes", - de clientes confiáveis coincidindo com $relay_domains e seus subdomínios, - de clientes não confiáveis a destinos que coincidem com "Encaminhar domínios" e seus subdomínios, exceto endereços com roteamento específico do remetente.
O valor padrão de "Encaminhar domínios" é $mydestination.
Além do exposto acima, o servidor SMTP Postfix aceita mail que o Postfix é o destino final para:
- destinos que coincidem com "Interface de rede", - destinos que coincidem com "Destino" - destinos que coincidem com "Mapas virtuais". Estes destinos não precisam estar listados na opção "Encaminhar domínios".
As seguintes restrições estão disponíveis (* é parte da configuração padrão):
-*permitir se o endereço do cliente coincide com $mynetworks. -rejeitar o pedido se o nome da máquina do cliente for desconhecido. -rejeitar se o cliente estiver listado sob $maps_rbl_domains. -rejeitar nome de máquina HELO com sintaxe ilegal. -rejeitar nome de máquina HELO sem registro DNS A ou MX. -rejeitar domínio do remetente sem registro A ou MX. -*check_relay_domains: permitir apenas mail - para destinos que coincidam com "Interfaces de rede", "Destino", ou "Mapas virtuais", - de clientes confiáveis que coincidam com "Encaminhar domínios" e seus subdomínios, - de clientes não confiáveis a destinos coincidindo com "Encaminhar domínios" e seus subdomínios (exceto endereços com roteamento específico do remetente), Rejeitar qualquer outra coisa. -permitir aut. do destino: permitir mail - para destinos que coincidam com "Interfaces de rede", "Destino", ou "Mapas virtuais". - para destinos que coincidam com "Encaminhar domínios" e seus subdomínios, exceto endereços com roteamento específico do remetente. -rejeitar mail a menos que seja enviado - para destinos que coincidam com "Interfaces de rede", "Destino", ou $virtual_maps. - para destinos que coincidam com $relay_domains e seus subdomínios, exceto endereços com roteamento específico do remetente. -rejeitar mail de aplicativos 'spamware' impróprios -aceitar mail para sites que listam me como máquina MX. -rejeitar domínios sem registro A ou MX. -check_recipient_access maptype:mapname -maptype:mapname: buscar endereço de destinatário, domínio-pai, ou localpart@. Rejeitar se o resultado for REJECT ou "[45]xx text" Permitir, caso contrário. -check_client_access maptype:mapname: veja "Restrição a cliente Smtpd". -check_helo_access maptype:mapname: veja "Restrição a Smtpd helo". -check_sender_access maptype:mapname: veja "Restrição do remetente Smtpd" -rejeitar nome de máquina HELO que não esteja na forma FQDN. -rejeitar endereço do remetente que não esteja na forma FQDN. -rejeitar endereço do destinatário que não esteja na forma FQDN. -rejeitar o pedido. Coloque isto ao final da restrição. -permitir o pedido. Coloque isto ao final da restrição.
Restrições são aplicadas na ordem especificada; vence a primeira restrição que coincidir. Esta opção configura a variável Postfix "smtpd_recipient_restrictions".
NOTA: VOCÊ PRECISA ESPECIFICAR AO MENOS UMA DAS SEGUINTES RESTRIÇÕES CASO CONTRÁRIO POSTFIX SE RECUSA A RECEBER MAIL: