Como dito anteriormente, o roteador de email para fax é disponível de maneira universal. O protocolo de email foi designado para ir mais além. A menos que você defina o contrário, qualquer roteador de email para fax é visível de qualquer parte do mundo.
E para piorar, geralmente é isso que a maioria das pessoas tentam evitar. Para dar um jeito nisso, o roteador de email para fax do Configurador Linux suporta vários esquemas para limitar o acesso a essa facilidade. Aqui estão:
Sempre que uma mensagem de email passa por um roteador de email, uma linha é adicionada à mensagem. Essa linha diz qual foi o roteador que tratou dessa mensagem e quando foi que ele a recebeu.
Contando-se o número de linhas adicionadas à mensagem, o roteador de fax pode saber se a mensagem veio da rede local ou não. O Configurador Linux propõe essa tática para se diferenciar faxes locais de faxes vindos da internet.
Esteja avisado que essa tática não é 100% à prova de falhas. Se o
seu roteador de fax é visível na internet, qualquer um pode fazer
um telnet
para ele e colocar uma mensagem nele, que assim se
parecerá com um fax local. Para se assegurar que esse conceito de
fax local seja eficiente, você precisa de um mecanismo de firewall
que isola seu roteador de fax da internet. Assim sendo, a única
maneira de se alcançá-lo de fora, será usando no mínimo mais um
roteador de email, o que será detectado como um fax não local.
O roteador de email para fax nem sempre é o servidor de email da empresa, apesar de que se for, tudo fica mais simples.
Se é este o caso, a solução seguinte pode ser usada:
Você pode definir uma lista de usuários que podem mandar fax para vários lugares. Um usuário é identificado pelo seu endereço de email. Você também pode colocar sua assinatura pública PGP. Assim, o roteador de email para fax poderá certificar-se que uma mensagem de fax realmente vem do usuário de fax.
Você pode informar se as assinaturas PGP são necessárias para cada destino de fax existente.