Esta janela de relatório é apresentada na parte inferior da janela principal do Linuxconf no modo treemenu. Em modo GUI (não o treemenu), o relatório é apresentado como uma janela flutuante.
A janela apresenta uma linha para cada arquivo modificado pelo Linuxconf durante uma sessão. O arquivo é apresentado com sua hora de modificação. A janela rola conforme outros arquivos são atualizados.
A janela de relatório pode ser apresentada tanto a partir da barra de menu como de Status/Relatórios/Histórico de atualizações do arquivo. Ainda que a janela de relatórios não esteja visível, atualizações de arquivos ainda serão registradas, de forma que você possa abrir e fechar a janela durante a sessão conforme necessário.
As interfaces texto e HTML fazem uma coisa de cada vez. Em geral, você acessará esta janela conforme necessário. Você pode deixá-la aberta como no modo GUI. As características também são as mesmas.
A janela apresenta arquivos atualizados. Se você selecionar um arquivo, aparece um menu instantâneo. Eis as opções:
Toda vez que o Linuxconf modifica um arquivo de configuração, ele copias o arquivo atual (antes de modificá-lo) no arquivo /etc/linuxconf/archive. Se o sistema RCS estiver instalado (instalado por padrão na maior parte das distribuições), Linuxconf o usa para manter todas as versões do arquivo de configuração.
Quando você seleciona um arquivo, é apresentada uma lista de todas as versões disponíveis no arquivo. Você tem o número da versão e a data do arquivo.
Você pode escolher uma revisão e executar as seguintes operações:
Mostra as diferenças entre a última versão no arquivo e a versão atual do arquivo.
Sobrescreve a versão atual com a última versão no arquivo. Isto pode ser visto como um "desfazer" rápido. Se você fez várias modificações e deseja resgatar uma cópia mais antiga, verifique "Histórico de atualizações".
Permite que você edite (com um editor de textos embutido) a versão atual do arquivo de configuração.