Next Previous Contents

1. Introdução

Um grupo de administração é um conjunto de máquinas que compartilham os mesmos arquivos de configuração e algumas partes de outros arquivos de configuração. Na visão do Configurador Linux, elas estão compartilhando os mesmos subsistemas. O conceito de subsistema é o mesmo usado para a funcionalidade de "versões de perfis de sistema".

1.1 Definição de um subsistema

Um subsistema representa um conjunto de arquivos de configuração amarrados logicamente. Em alguns casos, um subsistema é feito apenas de algumas partes um arquivo de configuração.

Vendo de uma maneira diferente, todos os arquivos de configuração que o Configurador Linux conhece, pertencem a pelo menos um subsistema. Em alguns casos, uma configuração é dividida localmente em mais de um subsistema. Este é o caso do /etc/fstab que pertence aos subsistemas hardware e netclient.

Esta habilidade de distribuir logicamente um arquivo de configuração em vários subsistemas é a chave do compartilhamento. Por exemplo, muitas máquinas de uma rede podem compartilhar a parte cliente NFS do /etc/fstab mas não pode compartilhar o resto por ser dependente de hardware (particionamento, partições de swap, etc).


Next Previous Contents