As configurações básicas são:
* Nome do arquivo para escrever mensagens de depuração/debug (opcional): Mensagens de depuração geradas pelo heartbeat serão gravadas neste arquivo.
* Nome do arquivo para escrever outras mensagens (opcional): Arquivo onde serão gravadas as mensagens de log e avisos.
* Facility a ser utilizada para o syslog/logger (opcional):
* Dispositivo de Watchdog (opcional): Se este nodo não enviar nenhum sinal para o dispositivo de watchdog durante um minuto, será reinicializado (reboot).
* Quantos segundos entre "heartbeats" (opcional): Esta opção configura o item keepalive, que define de quantos em quantos segundos será enviado um "heartbeat" para o cluster.
* Tempo (s) para declarar um nodo como inativo (opcional): Configura o deadtime, tempo em segundos sem receber mensagens de um determinado nodo até declará-lo como inativo.
* Número de hops, para topologias em anel (opcional): (hopfudge) O máximo número de hops menos o número de nodos no arquivo de configuração.
* Taxa de transmissão (baud rate) para portas seriais (opcional): Define a taxa de transmissão das portas seriais utilizadas.
* Porta UDP (opcional): Porta UDP utilizada para a comunicação entre os nodos.
* Nice_failback Controla o comportamento do sistema em caso de failback, retorno após falha, ou inicialização do servidor primário. Se esta opção for assinalada, quando o servidor primário - aquele que possui recursos associados a seu nome nos arquivos de configuração - estiver em processo de inicialização, verifica se o cluster já está ativo. Caso esta resposta seja afirmativa e alguém já esteja tomando conta dos recursos que seriam deste servidor, age como servidor secundário. Esta opção é uma alternativa ao comportamento padrão do heartbeat, no qual o servidor primário *sempre* retoma seus recursos ao inicializar.