Next Previous Contents

2. Opções

A maioria destas descrições foram extraídas da documentação do kernel.

2.1 Máx. de manipuladores de arquivo

Este valor denota o número máximo de manipuladores de arquivo que o kernel do Linux irá alocar. Quando você receber diversas mensagens de erro sobre o fim dos manipuladores de arquivo, você pode querer aumentar este número.

2.2 Máx. de manipuladores de inode

Este valor denota o número máximo de manipuladores de inode. Este valor deve ser entre 3 ou 4 vezes maior do que o valor em "Máx. de manipuladores de arquivo", visto que stdin, stdout, e sockets de rede também precisam de estruturas de inode para manipulá-los. Caso você fique sem inodes regularmente, deve-se aumentar este valor.

2.3 Num. máx. de quota de disco de cache

Este valor denota o número máximo de entradas na quota de disco de cache. Se o número de quotas de disco de cache livre for muito baixo e você tenha um grande número de usuários do sistema, será necessário aumentar este limite.

2.4 Máx. de manipuladores de super blocos

Cada sistema de arquivos montado necessita de um super bloco, então caso você planeje montar vários sistemas de arquivo, pode ser necessário aumentar estes números.

2.5 Ctrl-alt-del

Quando esta opção estiver desativada, ctrl-alt-del é apanhado e enviado ao programa "init" para manipular uma boa reinicialização. Entretanto, quando está ativado, a reação do Linux a esta combinação de teclas será um reboot imediato, sem sincronizar os buffers cheios.

2.6 Fair Scheduler

O Fair Scheduler é uma opção do kernel que aumenta muito as habilidades deste para manipular processos que tentam monopolizar tempo de processador.


Next Previous Contents