Para cada serviço, um diálogo apresenta várias informações e permite que você execute algumas operações. Eis uma descrição.
Quando ativado, o serviço será iniciado durante o boot e o Linuxconf assegurará que o serviço está sendo executado (e atualizado) sempre que você terminar ou ativar as mudanças.
Reporta se o serviço está atualmente em execução.
Fornece uma pequena introdução ao serviço. É extraído do script de inicialização (/etc/rc.d/init.d/"service-name").
Linuxconf tenta associar o serviço ao pacote que o fornece. Ele realiza isso indagando o módulo gerenciador de pacotes (um módulo Linuxconf). Este módulo (para pacotes RPM, ele é chamado de managerpm) pode ou não estar instalado.
Se o serviço pode ser associado com um pacote, sua versão é fornecida.
Além de ativar ou destivar um pacote, você pode executar outras operações nele a partir deste diálogo.
Inicia o serviço e atualiza seu status. Você pode iniciar um serviço manualmente mesmo ele não estando configurado para início automático.
Pára o serviço e atualiza seu status. Você pode finalizar um serviço manualmente mesmo ele estando configurado para início automático. Observe que o Linuxconf tentará iniciá-lo sempre que você ativar algumas mudanças.
Executa um fim e um início no serviço.
Reporta várias informações sobre o serviço. Isto imprime a saída do comando
/etc/rc.d/init.d/SERVICE status
Se um gerenciador de pacotes estiver instalado e se o serviço puder ser associado com o pacote, você poderá obter mais informações sobre o pacote. Você também pode desinstalar o pacote a partir deste diálogo.