Mudar a configuração de sua máquina é um processo de dois passos. Você primeiro define os parâmetros da configuração nova e depois faz o que tiver que ser feito para efetivar essas configurações. Em muitos sistemas operacionais, isso é feito, geralmente, reiniciando o sistema.
O Configurador Linux testa seu computador e lhe permite comparar passo a passo a configuração atual (como sua máquina está nesse momento) com a configuração a ser aplicada. Isso implica, por exemplo, nas seguintes operações:
O menu Ativar configuração produz um pequeno relatório mostrando exatamente o que irá ser feito para efetivar a configuração nova. Nesse ponto, você poderá deixar o Configurador Linux implementar as mudanças ou não.
Mesmo que você decida não implementar as mudanças, as configurações não serão perdidas. Você pode selecionar este menu novamente e o Configurador Linux reportará os mesmos resultados, mesmo se você sair do Configurador nesse meio tempo.
Cada vez que você sai do Configurador Linux, ele dispara esse mesmo processo e lhe deixa aceitar ou não as mudanças.
Esse menu "Ativar configuração" será usado com pouca freqüência no modo interativo do Configurador Linux. Ele é essencial no modo HTML, onde não há algo como "sair" do programa: cada página HTML é por si só uma pequena sessão do Configurador Linux.