O módulo tem um único diálogo para o tratamento do processo. Eis aqui uma descrição de cada campo.
Se você atualizar o banco de dados de contas para um determinado arquivo, você pode desejar lembrar o que você fez e as opções que selecionou. Entre com um nome de configuração (uma única palavra, sem espaços), preencha o outro campo e clique no botão "Salvar Configuração".
Mais tarde, quando você visitar o diálogo, clique no botão de lista de ajuda (logo a direita do campo) e selecione o nome da configuração. O diálogo será recarregado com a configuração que você salvou.
Existe uma infinidade de bancos de dados por aí e não é possível ao Linuxconf entender todos eles. Em vez disso, Linuxconf espera um arquivo delimitado por tabuladores contendo cinco campos por linha. A maior parte dos gerenciadores de bancos de dados pode exportar arquivos usando este formato. Os cinco campos são:
Se o seu banco de dados não contém todos os cinco campos requeridos, você pode escrever um script (um programa) para executar a tradução e preencher as informações que faltam. Este script pode ser escrito para simplesmente exibir o resultado na tela. Você pode especificar o caminho e argumentos para este script e o módulo irá interceptar a saída durante a execução.
Com esta estratégia, não há necessidade de produzir um arquivo intermediário: O módulo accountbatchexecuta o comando, o qual extrai a informação de algum banco de dados e o módulo processa a saída durante a execução.
O "comando de dados" não pode ser usado com o "caminho do arquivo de dados". Use um ou outro.
O banco de dados de contas Linux (/etc/passwd) contém várias contas especiais de usuários. Para escolas, ele podem conter também contas para professores, técnicos e assim por diante. Seu banco de dados externo pode ser impositivo apenas para um subconjunto de contas Linux (os estudantes).
Ao habilitar a caixa de verificação "Apagar contas antigas", este campo (operar no grupo acima) é a chave para limitar o escopo do processo. Cada conta Linux não encontrada no arquivo de dados (ou produzida pelo comando de dados) será apagada, se e apenas se, a id do grupo de contas for maior ou igual ao grupo especificado aqui.
Note que, na prática, o uso deste campo é bastante raro. Em geral, é preferível atualizar contas de membros de poucos grupos específicos.
No lugar de limitar o escopo do processo de apagamento (descrito acima) ao grupo sobre um determinado limiar, você pode enumerar o grupo no qual o processo deve operar. Qualquer conta de usuário que não seja membro daqueles grupos não será apagada, mesmo se não for parte do arquivo de dados.
O módulo pode ser usado para executar 3 tarefas. Você pode selecionar qual você deseja independentemente usando 3 caixas de verificação.
Qualque conta não encontrada no banco de dados de contas do Linux será adicionada caso esta caixa de verificação esteja selecionada.
Contas existentes serão atualizadas através da senha encontrada no arquivo de dados. Isto pode ser útil no início de um período escolar, para fazer com que todas as contas tenham uma senha conhecida. Os estudantes podem tê-las esquecido durante as férias.
Será apagada qualquer conta Linux não encontrada no arquivo de dados, de um membro de um dos grupos especificados, ou com uma id de grupo acima de um dado limite.
Você pode desejar preservar os dados que pertencem à conta que você está apagando. Ou talvez você queira apagá-los ou arquivá-los. Você pode selecionar o comportamento. Os dados da conta são o diretório home e a pasta da caixa de entrada de mail.
O arquivamento é executado movendo-se todos os dados em um
arquivo tar comprimido, localizado no diretório
oldaccounts
. O diretório é criado conforme necessário, no
mesmo diretório que mantém o home da conta do usuário.
Arquivamento é uma prática recomendável. Você pode desejar
limpar o diretório oldaccounts
alguns meses mais tarde,
no caso de o usuário voltar para resgatar alguns documentos
pessoais.
O botão de teste produz um relatório das ações executadas. Ele irá dizer a você qual conta deverá ser adicionada, apagada e atualizada. É uma boa idéia experimentar o módulo através deste botão para ter certeza que você compreendeu seu comportamento. Fazer um bom backup do sistema também não é má idéia :-)
Quando você stiver satisfeito, após usar o botão de teste algumas vezes, pressione o botão Aceitar. Isso executa o processo real. Janela com uma barra de progresso aparecem. Cada uma mostra o progresso das três operações (adicionar, apagar, atualizar)..
Note que o arquivamento de uma conta pode ser um processo realmente muito lento. Se você for apagar muitas contas, talvez seja possível sair para um café... ou dois.