Next Previous Contents

2. Criando um novo menu

Você deve atribuir um único identificador ao novo menu. O identificador é normalmente um nome que tenha algum significado.

2.1 Título

Coloque aqui o título que você queira. Este será mostrado no topo do menu que é visto pelos administradores.

2.2 Privilégios de Acesso

Cada menu definido pelo usuário cria um novo privilégio. Este garante para um usuário normal, acesso ao menu. Visite os diálogos das contas dos usuários e garanta acesso ao menu aos diversos usuários que você confie que possam usá-lo.

Por padrão, o privilégio apenas garante acesso ao menu. Qualquer entrada neste pode definir outros privilégios. Ao menos que o administrador tenha estes privilégios, e este será pedida a senha de root.

A "check-box" permite que você aumente o "poder" do privilégio associado a este menu. Quando marcada, o privilégio cancela qualquer dos privilégios normalmente associados com as entradas do menu. Dito de outra forma, o administrador que retém estes privilégios tem os mesmos poderes de "root" para as tarefas mostradas no menu.

O uso desta "check-box" deve ser seriamente considerado. Um administrador com más intenções pode encontrar uma maneira de obter mais privilégios (incluindo talvez acesso de root). Muitos componentes do Linuxconf não definem qualquer privilégio (a senha de root é necessária). Esta "check-box" permite ao usuário normal administrar estes componentes.

2.3 Opções do Linuxconf

Você é presenteado com muitas "check-box". Cada uma mapeia um menu do Linuxconf para aquele que foi recém definido.

Você pode mapear uma entrada de menu via terminal ou um sub-menu. Mapeando um sub-menu permite-se o acesso a cada entrada de menu sob este.


Next Previous Contents