Quando o Configurador Linux cria ou exclui uma conta de usuário, ele chama vários scripts. Você pode substituir esses scripts e colocar a rota completa para os seus próprios scripts. Você também pode desativar esse processo apagando a entrada. O Configurador Linux lhe dá valores padrão para alguns desses scripts.
O Configurador Linux sempre chama os scripts com a mesma linha de comando. Ela é construída com os seguintes argumentos:
cd /
no início de seu comando.
Este comando (se não vazio) é usado para excluir os dados da conta: o diretório HOME e a caixa de correio. Quando você exclui uma conta, uma lista surge para deixar-lhe escolher qual ação tomar: arquivar a conta, exclui-la ou deixá-la como está. Um comando de exclusão padrão é fornecido, mas você pode definir um novo.
Um comando padrão de arquivamento é fornecido. Ele preserva o diretório HOME e a caixa de correio em um arquivo tar comprimido. Este arquivo é guardado em /home/oldaccounts. O nome do arquivo tem o formato seguinte:
usuário-AAAA-MM-DD-PID.tar.gz
O PID é simplesmente o ID do processo do comando de arquivamento. É usado para tornar o nome do arquivo realmente único.
Arquivos guardados em /home/oldaccounts são deixados lá para sempre. Você pode querer excluir os mais antigos de vez em quando, de acordo com a política de administração que você aplica a sua empresa.
Você pode usar este campo para especificar seu próprio comando de arquivamento.
Cada vez que você cria uma conta de usuário, uma comando pode ser executado. Você deve especificar aqui a rota absoluta do comando assim como seus possíveis argumentos.
Note que este comando é chamado após a conta ter sido criada e
armazenada na base de dados de senhas do sistema
(/etc/passwd
). As saídas padrão e de erro são gravadas
nos "Registros do Configurador Linux"
Você pode especificar qual comando será executado antes da conta ser
removida da base de dados de senhas do sistema (/etc/passwd
).
As saídas padrão e de erro também são registradas. Se ocorrer algum
erro, os registros poderão ser vistos e lhe será questionado se a conta
realmente deve ser excluída.