Next Previous Contents

1. Descrição

Esta é uma lista de todas as informações apresentadas.

1.1 Nome da máquina

O nome do computador é apresentado através de letras grandes. Se você mantém vários servidores, isso pode ser-lhe útil para identificar rapidamente uma sessão Linuxconf.

1.2 Perfil

A versão do perfil do sistema é apresentada. Em servidores você não alterna tão freqüentemente entre perfis, mas esta característica é bastante utilizada em notebooks (verifique isso) e é sempre útil saber qual o perfil ativo.

1.3 Uma imagem

Um pequeno bitmap é apresentado. Você pode selecionar um novo no diálogo Características da seção Controle do menu principal. Esta imagem o ajuda a diferenciar entre seus vários servidores.

1.4 Tempo ativo

Um campo de texto apresenta o tempo transcorrido desde a última inicialização.

1.5 Carga média

A carga média - média obtida desde 5, 10 e 15 minutos - é apresentada em 3 campos de texto. A média de carga é calculada pelo kernel. O kernel acompanha o número de processos sendo executados (ready to run) em um determinado momento. Em geral, a maioria dos processos em um servidor ou uma estação de trabalho estão ociosos (sleeping), esperando por algum evento. Por exemplo, enquanto você lê esta tela de ajuda, o Linuxconf não está fazendo nada. Ele está esperando por uma entrada via mouse ou teclado. Desta forma, Linuxconf não está no estado sendo executado (ready).

O kernel calcula uma média. Em geral, em uma estação de trabalho, a carga média está perto de 0 na maior parte do tempo. Uma carga média de 1 significa que existe sempre um processo em execução. Uma média de 2 significa que, na maior parte do tempo, 2 processos competem pelo uso da CPU. Desta forma, em geral, uma alta média de carga (por vários minutos) significa que seu computador está sobrecarregado. Eis alguns motivos:

1.6 Uso da CPU

Isto mostra o montante de tempo que a CPU passa sem fazer nada. Em uma estação de trabalho, a menos que você execute tarefas em lote (compilação, por exemplo), o uso da CPU normalmente está próximo a 0..

1.7 Usuários

Este número mostra quantos usuários estão acessando o sistema (logged in).

1.8 Memória usada

Uma barra graduada mostra o total de memória usada. O valor apresentado ignora a memória usada para caches e buffers, já que esta memória é prontamente disponível para aplicações.

1.9 Swap utilizado

Uma barra graduada mostra o uso da área de troca do disco. Geralmente é baixo. Caso seja usado de forma mais agressiva, a performance diminuirá e alguns problemas podem surgir. O campo de carga média acima fornece mais explicações.

1.10 Arquivos abertos

Uma barra graduada mostra o total de arquivos abertos no momento. Por padrão, Linux permite um máximo de 4096 arquivos abertos de cada vez. Este limite é configurável no diálogo Serviços diversos/Configuração do kernel. Porém, ele não irá aumentar sozinho. Caso você atinja o limite definido, alguns programas apresentar problemas.

1.11 Uso do disco

Uma barra graduada é apresentada para cada partição do disco atualmente montada, mostrando o uso do disco.


Next Previous Contents