Para criar um domínio virtual de email novo, você deve completar uma caixa de diálogo simples. Há outras tarefas relacionadas ao DNS e a apelidos de IP, que são descritas em outra seção desta ajuda. Segue-se a descrição da caixa de diálogo principal.
Você deve dar um nome ao domínio. Isso é tudo.
É um campo opcional. Normalmente, quando uma mensagem de email é enviada para uma conta de um domínio virtual de email, o processamento seguinte ocorre:
Se esse campo estiver definido, o email ao invés de ser rejeitado, será enviado a esse endereço de retorno, que pode ser:
É o padrão. A mensagem é rejeitada.
A mensagem é enviada a um usuário específico de outro domínio.
A mensagem é enviada para a mesma conta, mas em outro domínio. Por exemplo, um email enviado para desconhecido@este_domínio será repetida para desconhecido@outro_domínio.
A mensagem é enviada para outra conta no mesmo domínio. Esta conta pode ser um apelido.
Cada domínio virtual tem implícito um arquivo de apelidos nomeado
/etc/vmail/aliases.domínio
onde "domínio" é o nome do domínio.
Você pode definir mais um. Eles serão usados pelo programa vdeliver. O
implícito tem a prioridade mais alta. O vdeliver olha no primeiro,
depois no segundo, até achar o nome.
Note que, como os apelidos normais (/etc/aliases) processados pelo sendmail, a definição de apelidos pode apontar para outros apelidos, listas de discussão podem ser definidas, etc.
Os arquivos de apelidos são gerenciados pela mesma caixa de diálogo dos apelidos do sendmail, e como tal, oferece as mesmas capacidades.
É possível ter vários nomes de domínio que apontam para o mesmo diretório de email. Você pode adicionar quantos forem necessários. Por exemplo, alguém define o domínio virtual foo.com e depois registra o foo.com.br. Usando apelidos de domínio, ambos os domínios serão equivalentes.