O controle de envio lhe deixa decidir quem pode usar seu servidor SMTP (sendmail) para repetir mensagens. Os spammers costumam "emprestar" servidores SMTP para espalhar uma mensagem para uma lista enorme de pessoas. Configurando o controle de envio, você pode limitar isso. Infelizmente, regras de reenvio mal configuradas podem impedir que alguns de seus usuários mandem email.
Esta opção lhe deixa ativar/desativar as regras. Um arquivo sendmail.cf novo será gerado, sem perder a configuração das regras.
Note que essa opção NÃO controla a funcionalidade de remetentes rejeitados, que lhe permite rejeitar emails vindos de spammers conhecidos. Isso não limita a habilidade de repetir.
Esta funcionalidade é feita para pessoas que não têm uma conexão permanente com a internet. Ela diz ao sendmail para gravar o email sem checá-lo. Mais tarde, você pode disparar a entrega do email. geralmente se faz isso num comando de pós-conexão (veja a seção de Discagem PPP) como "/usr/sbin/sendmail -q", que força o sendmail a processar e enviar as mensagens.
De vez em quando o sendmail se levanta e tenta enviar os emails que ainda lhe restam. Você pode ver essa fila de saída com o comando mailq sem argumentos.
Pessoas sem conectividade contínua com a internet, podem querer usar essa opção. Definindo o intervalo para 0, você desativa essa opção. Se sua conectividade é por demanda, você pode querer colocar aqui um número bem grande, como por exemplo, 30 minutos. Quando o sendmail se levantar, ele irá/deverá disparar a conexão.
Aqueles que desativarem essa opção, podem querer controlar o sendmail "na mão" (ou via cron) com o comando:
/usr/sbin/sendmail -q
Quando repetindo usando UUCP, as mensagens são normalmente requisitadas e entregues em intervalos regulares. Você pode querer processá-las e enviá-las imediatamente. Para um tráfego pouco intenso, isso é às vezes necessário, pois o email é repetido imediatamente e os usuários ficam felizes.
As mensagens UUCP podem ser limitadas. Mensagens muito grandes serão rejeitadas. Isso é útil para uma conexão via modem muito lenta. Definindo o tamanho para 0, você desativa essa opção (sem limite).
Coloque aqui o nome dos usuários para quem você quer ignorar a definição de Servidor de email. As mensagens sempre serão guardadas localmente para estes usuários. Essa funcionalidade é normalmente usada para pseudo usuários administrativos (root por exemplo).
Você pode querer ignorar a definição de "Apresentar seu sistema como" para alguns usuários. Um é o root. Isso permite ao destinatário diferenciar facilmente de qual sistema (qual root?) a mensagem se origina.
Ative caso você pretenda usar roteamento de domínio especial. Infelizmente, o Configurador Linux não pode checar se a versão do sendmail instalada em seu sistema suporta o banco de roteamentos especiais e em quais formatos. Essas são opções de tempo de compilação para o sendmail e nenhuma opção de linha comando do sendmail pode dar o suporte a elas.
O Sendmail pode usar muitos formatos para algumas de suas bases
de dados. O padrão geralmente é o formato dbm
. Note que alguns
Sendmail têm suporte apenas a um formato (dbm), que é uma opção
de tempo de compilação.
Utilitários diferentes são usados para gerenciar emails enviados para usuários locais. Esses utilitários provêm várias extensões que permitem ao usuário fazer uma entrega personalizada de emails. O procmail por exemplo suporta essa filtragem detalhada. Alguns usam o procmail para espalhar as mensagens que chegam, em várias caixas e seguindo vários critérios.
Você pode deixar esse campo vazio e o Configurador Linux localizará o utilitário apropriado disponível em seu sistema.
Alguns clientes de email que usam SMTP para mandar emails e estão mal configurados, geram seqüências HELO mal formadas. O sendmail normalmente rejeita a conexão. Com esta opção, o sendmail fica mais tolerante e passa a aceitar essas conexões.