O Apache é construído por meio de um processo pai o qual aceita conexões de clientes, e um ou mais processos filho os quais fazem o trabalho real de processar o pedido e retornar a página acessada. O número de processos filho se ajusta dinamicamente ao número de conexões ao servidor web, dentro dos limites aqui dados.
O servidor web inicializará com esta quantidade de processos filho.
O número máximo de processos filho. Cada conexão de um cliente utiliza um processo filho, então este valor controla indiretamente quantos clientes podem simultaneamente conectar ao servidor web. Caso este valor seja baixo, os clientes podem ser deixados de fora, portanto seja liberal. Isto é feito com o objetivo de se manter um servidor web rodando que não derrube todo o sistema com isto caso alguém deva ser mandado para fora do servidor.
Um processo filho sairá após fornecer este número de acessos. Isto é feito como uma proteção à falha contra possíveis vazamentos de memória ( não aqueles que são conhecidos ).
O Apache certifica-se de que sempre há poucos processos filho ociosos para que seja possível a manipulação de picos de carga. Caso menos do que este número de processos estejam ociosos, mais serãoinicializados.
O Apache também se certifica nunca há mais do que este número de processos filho ociosos. Caso haja mais, alguns destes devem ser finalizados.